Parto Normal / Parto Humanizado
OBSTETRÍCIA

         A Dra. Isis vai te ajudar com o discernimento frente a tantos palpites e informações, fazendo com que a gestação e o parto sejam momentos tranquilos e felizes. É ótimo saber que seus pensamentos e expectativas sobre o tipo de parto e o modelo de cuidado serão sempre ouvidas, com responsabilidade, claro, já que a prioridade será sempre o bem-estar seu e do bebê. 

 

          O nome “parto humanizado” vem sendo muito usado e confundido por aí. Pra nós, significa simplesmente o respeito pelas escolhas de cada mulher. A nossa equipe faz o chamado parto humanizado hospitalar, que consiste no parto vaginal sempre dentro do hospital, com poucas intervenções e com a incrível analgesia de parto. 

 

         Primeiramente, nossa enfermeira obstetra/doula lança mão de várias alternativas de manejo não-farmacológico da dor, ou seja, métodos usados antes de efetivamente fazermos a analgesia/anestesia de parto. Geralmente usamos a hidroterapia na banheira com água quente, que traz bastante conforto, o TENS (aparelho de eletroestimulação) nas costas para alívio da dor, e ainda, exercícios pélvicos, posições específicas, respirações, técnicas de relaxamento, cromoterapia, entre outros.

 

         Em seguida, no momento em que a paciente solicita, nosso anestesista realiza a peridural e, aí sim, a dor alivia completamente. As contrações, entretanto, são mantidas, e a mulher pode continuar fazendo os exercícios com a nossa enfermeira e se mantém assim, tranquila e sem dor, até o nascimento do bebê. 

 

            Nós preparamos todo o ambiente com aroma agradável, música escolhida pelos pais, reduzimos a intensidade das luzes e assim, as horas de trabalho de parto costumam ser bem agradáveis e prazeirosas, num ambiente aconchegante.

 

              E por fim, na Golden hour, aquela primeira hora após o nascimento, o bebê deve mamar. Por isso, nossa enfermeira obstetra que é também especialista em amamentação, já auxilia a mãe e o bebê nessa tarefa inicial. Isso diminui bastante a ansiedade de ambos, pois mostra logo no início o que é uma pega correta, as melhores posições pra amamentar e assim apresenta um ao outro, esses dois companheiros que iniciarão juntos agora uma linda jornada. 

   

          Vocês podiam imaginar que hoje é possível ter um parto normal desse jeito?

 

          Pois é! Na consulta conversamos com mais detalhes sobre tudo isso.

Dra. Isis Quaresma

OUTROS TEMAS

GINECOLOGIA

Consulta Ginecológica

Exames de Prevenção

Adolescência

HPV

Corrimento

Endometriose

Anticoncepção

Menopausa

Terapia Hormonal

Sexualidade

Implante Subdérmico Anticoncepcional

Colocação de DIU

Ultrassom Transvaginal

Cólica Menstrual

Miomas Uterinos

OBSTETRÍCIA

Consulta Obstétrica

Tentando Engravidar

Pré-Natal de Alto Risco

Parto Normal / Parto Humanizado

Parto Cezária

Amamentação

Teste de Gravidez

Ultrassom Obstétrico

Gravidez Ectópica

Fisioterapia Pélvica

VIDA ADULTA

CLIMATÉRIO

PUBERDADE

ESTÁGIOS DA VIDA