Fisioterapia Pélvica
OBSTETRÍCIA
Gravidinhas, vocês sabiam que a fisioterapia pélvica pode ser muito benéfica pra vocês? Principalmente no final da gravidez e no pós-parto.
A fisioterapia ajuda a melhorar ou a prevenir a incontinência urinária que é comum de aparecer na gestação e, para as mulheres quem quer parto normal, os exercícios ajudam a mucosa e os músculos da vagina a adquirirem o tônus e a elasticidade necessários para diminuir as lacerações do canal de parto.
As fisioterapeutas da nossa equipe orientam o casal a realizar os exercícios de Kegel, a massagem perineal e o uso do Epi-No, aparelho alemão específico para os exercícios perineais, que buscam diminuir a chance da necessidade de episiotomia na hora do desprendimento fetal. Os estudos que embasam esse aparelho ainda são iniciais e inconclusivos, mas pelo que observamos nas nossas pacientes, os resultados são bastante animadores, e nossa equipe recomenda o uso do Epi-No quando não há contraindicações obstétricas para tal.
A própria gravidez causa um enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico e, por isso, às vezes acontece a perda involuntária de urina. Por isso, depois do parto é recomendado que os exercícios pélvicos sejam mantidos. Além disso, cuidado quando forem retomar a atividade física! Muitas posições e séries indicadas nas academias e nos programas para mamães, na verdade sobrecarregam o assoalho pélvico e o músculo do abdome, piorando a situação para o futuro. Conversem com o seu obstetra para orientações adequadas.
Dra. Isis Quaresma
OUTROS TEMAS
GINECOLOGIA
Consulta Ginecológica
Exames de Prevenção
Adolescência
HPV
Corrimento
Endometriose
Anticoncepção
Menopausa
Terapia Hormonal
Sexualidade
Implante Subdérmico Anticoncepcional
Colocação de DIU
Ultrassom Transvaginal
Cólica Menstrual
Miomas Uterinos
OBSTETRÍCIA
Consulta Obstétrica
Tentando Engravidar
Pré-Natal de Alto Risco
Parto Normal / Parto Humanizado
Parto Cezária
Amamentação
Teste de Gravidez
Ultrassom Obstétrico
Gravidez Ectópica
Fisioterapia Pélvica
VIDA ADULTA
CLIMATÉRIO
PUBERDADE
ESTÁGIOS DA VIDA