Gravidez Ectópica
OBSTETRÍCIA

         A gravidez ectópica é quando o embriãozinho se implanta em algum lugar que não o endométrio, que é o tecido certo pro seu desenvolvimento, lá dentro do útero.

 

         O lugar mais comum onde isso acontece é nas tubas uterinas, mas pode acontecer nos ovários, no colo do útero e até em algum outro lugar dentro do abdome. Infelizmente não é possível continuar a gestação em nenhuma dessas alternativas.

  

          O teste de gravidez de farmácia e até o de sangue vem positivos, mas ele não sobe em quantidades normais a medida que os dias passam. Por isso o primeiro ultrassom é tão importante. Ele serve pra determinar certinho a idade gestacional do seu bebê e também se ele se encontra no lugar correto pra se desenvolver.

 

        Os principais sintomas são atraso menstrual, sangramento nas primeiras semanas após o atraso e dor abdominal. O maior risco da gestação ectópica é o rompimento da estrutura, gerando um sangramento interno importante e risco para a paciente, que deve ser imediatamente avaliada e tratada pelo médico.

 

         O tratamento da gravidez ectópica pode ser tanto clínico, ou seja, apenas com medicamentos, ou cirúrgico, por videolaparoscopia na maioria das vezes. Mas sempre é necessário internar a paciente para um acompanhamento minucioso dos exames e do sucesso do tratamento.

 

        Claro que quando isso acontece, o casal vive um luto também. É importante que vocês não se culpem e se deem um tempo antes de tentar novamente. Os sintomas de tristeza costumam ser mais intensos entre a quarta e sexta semanas após a perda, e vão gradualmente melhorando. Caso isso não aconteça, é interessante conversar com seu médico e procurar ajuda especializada.

Dra. Isis Quaresma

OUTROS TEMAS

GINECOLOGIA

Consulta Ginecológica

Exames de Prevenção

Adolescência

HPV

Corrimento

Endometriose

Anticoncepção

Menopausa

Terapia Hormonal

Sexualidade

Implante Subdérmico Anticoncepcional

Colocação de DIU

Ultrassom Transvaginal

Cólica Menstrual

Miomas Uterinos

OBSTETRÍCIA

Consulta Obstétrica

Tentando Engravidar

Pré-Natal de Alto Risco

Parto Normal / Parto Humanizado

Parto Cezária

Amamentação

Teste de Gravidez

Ultrassom Obstétrico

Gravidez Ectópica

Fisioterapia Pélvica

VIDA ADULTA

CLIMATÉRIO

PUBERDADE

ESTÁGIOS DA VIDA