DIU
GINECOLOGIA

      O DIU é o dispositivo intrauterino em forma de ’T’, que como o próprio nome diz, é colocado dentro do útero para evitar a gravidez.

 

      Existem 2 tipos principais de DIU: o Mirena (que é liberador de hormônio, a progesterona, de maneira contínua) e o DIU de cobre, que age pelo motivo de ser de metal.

 

       A colocação do DIU pode ser feita em consultório com anestesia local ou internada sob sedação e/ou raquianestesia. Olha, não posso afirmar que é indolor no consultório, porque não é verdade, mas muitas pacientes toleram bem o desconforto, e isso evita o transtorno da internação, o fato de passar o dia no hospital, a reunião da equipe médica incluindo anestesista e etc. 

 

    Entretanto, pode ser necessária a inserção no hospital naqueles casos em que o colo do útero é muito fechado e o dispositivo simplesmente não passa no consultório. Aí, internamos e com a paciente devidamente anestesiada podemos fazer a dilatação necessária para colocar o DIU.

 

    Em nenhum momento há qualquer tipo de corte nesse procedimento. Ele é realizado via vaginal, em posição ginecológica e costuma durar por volta de 20 minutinhos.

 

   Mas existem indicações e contraindicações para cada tipo de DIU, e isso a gente conversa com calma na consulta ta? Anote suas dúvidas e traz pra mim!

 

Dra. Isis Quaresma

OUTROS TEMAS

GINECOLOGIA

Consulta Ginecológica

Exames de Prevenção

Adolescência

HPV

Corrimento

Endometriose

Anticoncepção

Menopausa

Terapia Hormonal

Sexualidade

Implante Subdérmico Anticoncepcional

Colocação de DIU

Ultrassom Transvaginal

Cólica Menstrual

Miomas Uterinos

OBSTETRÍCIA

Consulta Obstétrica

Tentando Engravidar

Pré-Natal de Alto Risco

Parto Normal / Parto Humanizado

Parto Cezária

Amamentação

Teste de Gravidez

Ultrassom Obstétrico

Gravidez Ectópica

Fisioterapia Pélvica

VIDA ADULTA

CLIMATÉRIO

PUBERDADE

ESTÁGIOS DA VIDA