DIU
GINECOLOGIA
O DIU é o dispositivo intrauterino em forma de ’T’, que como o próprio nome diz, é colocado dentro do útero para evitar a gravidez.
Existem 2 tipos principais de DIU: o Mirena (que é liberador de hormônio, a progesterona, de maneira contínua) e o DIU de cobre, que age pelo motivo de ser de metal.
A colocação do DIU pode ser feita em consultório com anestesia local ou internada sob sedação e/ou raquianestesia. Olha, não posso afirmar que é indolor no consultório, porque não é verdade, mas muitas pacientes toleram bem o desconforto, e isso evita o transtorno da internação, o fato de passar o dia no hospital, a reunião da equipe médica incluindo anestesista e etc.
Entretanto, pode ser necessária a inserção no hospital naqueles casos em que o colo do útero é muito fechado e o dispositivo simplesmente não passa no consultório. Aí, internamos e com a paciente devidamente anestesiada podemos fazer a dilatação necessária para colocar o DIU.
Em nenhum momento há qualquer tipo de corte nesse procedimento. Ele é realizado via vaginal, em posição ginecológica e costuma durar por volta de 20 minutinhos.
Mas existem indicações e contraindicações para cada tipo de DIU, e isso a gente conversa com calma na consulta ta? Anote suas dúvidas e traz pra mim!
Dra. Isis Quaresma
OUTROS TEMAS
GINECOLOGIA
Consulta Ginecológica
Exames de Prevenção
Adolescência
HPV
Corrimento
Endometriose
Anticoncepção
Menopausa
Terapia Hormonal
Sexualidade
Implante Subdérmico Anticoncepcional
Colocação de DIU
Ultrassom Transvaginal
Cólica Menstrual
Miomas Uterinos
OBSTETRÍCIA
Consulta Obstétrica
Tentando Engravidar
Pré-Natal de Alto Risco
Parto Normal / Parto Humanizado
Parto Cezária
Amamentação
Teste de Gravidez
Ultrassom Obstétrico
Gravidez Ectópica
Fisioterapia Pélvica
VIDA ADULTA
CLIMATÉRIO
PUBERDADE
ESTÁGIOS DA VIDA