Menopausa
GINECOLOGIA
O nome menopausa se refere à data da última menstruação da vida da mulher. Aqueles sintomas famosos e desagradáveis, que muitas vezes acompanham quem se aproxima da menopausa, fazem parte do chamado climatério: a transição da vida fértil para o período não reprodutivo.
Aí gente, muda o humor, o ciclo menstrual fica enlouquecido (às vezes com sangramentos que mais parecem hemorragias, às vezes com a menstruação pulando uns meses), a libido desaparece, as unhas e cabelos ficam mais fracos… Mas será que não tem saída pra isso? Tem sim!
A menopausa não deve ser sinônimo de sofrimento. Hoje já existem recursos e medicações para passar por essa fase de forma saudável e com sintomas controlados.
Seu médico vai te avaliar e conversar com você sobre as possíveis medidas a serem tomadas até preventivamente nesse período.
Portanto, vamos acabar com esse mito de que a vida da mulher só é agradável até que chegue a tão temida última menstruação. É possível sim ter uma vida sexual saudável, ter disposição no dia a dia e sono adequado, e claro, acabar com os calorões que por vezes trazem tanto desconforto.
Dra. Isis Quaresma
OUTROS TEMAS
GINECOLOGIA
Consulta Ginecológica
Exames de Prevenção
Adolescência
HPV
Corrimento
Endometriose
Anticoncepção
Menopausa
Terapia Hormonal
Sexualidade
Implante Subdérmico Anticoncepcional
Colocação de DIU
Ultrassom Transvaginal
Cólica Menstrual
Miomas Uterinos
OBSTETRÍCIA
Consulta Obstétrica
Tentando Engravidar
Pré-Natal de Alto Risco
Parto Normal / Parto Humanizado
Parto Cezária
Amamentação
Teste de Gravidez
Ultrassom Obstétrico
Gravidez Ectópica
Fisioterapia Pélvica
CLIMATÉRIO
PUBERDADE
ESTÁGIOS DA VIDA
VIDA ADULTA