Endometriose
GINECOLOGIA

    Sabe aquelas cólicas intensas e insuportáveis que você vem tendo ao longo dos anos sem melhora? Pode ser a tal da endometriose.

    É um pouco complexo entender exatamente o que é isso, mas em palavras simples, a doença acontece quando o tecido que fica dentro do útero, chamado endométrio, se implanta em outros locais dentro do abdome como o intestino, a bexiga, o ovário e até em outras estruturas do próprio útero.

    Pra vocês terem uma ideia, a média de tempo que se leva para fazer esse diagnóstico é de até 7 anos! Sabem porque? Os exames comuns, como o ultrassom transvaginal e de abdome total, não são capazes de mostrar a doença, mesmo em casos avançados. 

   

     Além das cólicas, a endometriose pode causar dor à relação sexual e, nos casos mais graves, alterações na urina e nas fezes durante o período menstrual e também dor pélvica por todo o mês.

     A infertilidade também pode ser uma consequência da endometriose. Por isso é interessante acompanhar as cólicas com um especialista. Na maioria das vezes o controle da doença é feito com medicamentos, mas a cirurgia videolaparoscópica (minimamente invasiva) está indicada em certos casos.

     Converse com seu ginecologista sobre esse assunto e siga suas orientações principalmente sobre os locais onde realizar os exames de rastreamento, pois infelizmente poucos são os centros de excelência onde a endometriose será adequadamente avaliada e tratada. 

Dra. Isis Quaresma

OUTROS TEMAS

GINECOLOGIA

Consulta Ginecológica

Exames de Prevenção

Adolescência

HPV

Corrimento

Endometriose

Anticoncepção

Menopausa

Terapia Hormonal

Sexualidade

Implante Subdérmico Anticoncepcional

Colocação de DIU

Ultrassom Transvaginal

Cólica Menstrual

Miomas Uterinos

OBSTETRÍCIA

Consulta Obstétrica

Tentando Engravidar

Pré-Natal de Alto Risco

Parto Normal / Parto Humanizado

Parto Cezária

Amamentação

Teste de Gravidez

Ultrassom Obstétrico

Gravidez Ectópica

Fisioterapia Pélvica

VIDA ADULTA

CLIMATÉRIO

PUBERDADE

ESTÁGIOS DA VIDA